quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Gorro de Tricô para Bebê Recém-Nascido com PAP

Estava na dúvida em fazer esse gorrinho em crochê ou tricô, mas pra completar o kit, fiz de tricô mesmo!
Mais um item para o kit do meu fofo Enzo!
Como ele já foi feito e entregue não consigo me lembrar de quantos pontos coloquei, mas vou explicar como fiz:
Na tabelinha em anexo da nossa querida Sônia Maria diz que as medidas devem ser:
Tamanho 0-3 meses: 15/16cm de altura e 40/42cm de diâmetro. Em cima deles que vamos trabalhar...
Diante dessa informação, você deve fazer uma amostra. Mas pq uma amostra? porque com cada linha e tamanho da agulha que você for usar o resultado vai ser diferente, isso acontece muito não é verdade?
Pegue a agulha 3mm e a linha de sua preferência, coloque uns 20 pontos e tricote no ponto que vai usar, no meu caso ponto barra 1/1, por aproximadamente umas 10 carreiras. Agora meça quantos centímetros de comprimento resultou essa amostra. Vamos supor que deu 15cm, agora vamos a uma continha muito fácil:
Se com 20 pontos eu tive 15cm, então quantos pontos eu preciso pra ter 40cm (diâmetro necessário)?

Regrinha de 3:
20 pontos - 15cm
X pontos  - 40cm

Cruze e multiplique: 20 x 40 = 800; 
15x = 800
x = 800/15
x = 53,33, arredonde para 54

Pronto, pra fazer uma touquinha de 40cm de diâmetro você com sua linha irá colocar 54 pontos (lembrando que é somente um exemplo). Fácil neh meninas! A amostra é super importante para que depois de pronto você não chegue a conclusão: mas o meu ficou tão pequeno, ou grande! e cá pra nós, desmanchar um trabalho depois de pronto, ninguém merece neh? ;)

Ok! Agora vamos a barra 1/1 aproximadamente 3cm e os restantes dos 13cm (vide tabela, altura 16cm) ponto casinha de abelha ou o ponto fantasia que desejar.

Ponto casinha de abelha (o mesmo da luvinha deste post aqui):
1ª carreira: *1 ponto sem fazer (simplesmente passe o ponto da agulha esquerda para a agulha direita sem tricotá-lo), 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô*
2ª carreira: Tudo tricô (avesso)
3ª carreira: *2 pontos juntos em tricô, 1 ponto sem fazer, 1 laçada*
4ª carreira: Tudo tricô
Repita da 1ª a 4ª carreira.

Restando uns 2 cm pra finalizar fiz as diminuições gradativamente, tipo: 3m, 2mj toda a carreira, avesso em trico, de novo 3m, 2mj, os pontos que sobrar, retire-os da agulha, deixe uma sobra de linha e passe com uma agulha de tapeceiro sobre os pontos, puxe bem forte e arremate. Costure as laterais pra fechar o gorrinho. Pra finalizar fiz um pompom bem fofinho!

Bom meninas, espero ter ajudado com esse pap meio louco neh?!? rss mas foi de coração! Se vocês fizerem igual venham me contar, combinado? ;)
Beijo grande!
Gostou do post? Clique aqui:

Gorro bebe

Gorro Bebe

Via Sonia Maria



23 comentários:

  1. Oi Josy,
    Tivemos a mesma ideia amiga!!!!
    Fazer gorros para babies.
    Esse seu ponto ficou lindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? vou correr lah pra ver... esse kit de bebe foi pra meu sobrinho, acho que soh faltou a manta mesmo! rss
      Beijoksss e Obg ;)

      Excluir
  2. Oi Josy!!parabéns amadaaaaaa, este gorro ficou um espetáculo amigaaaaa!
    Tudo de bom meu anjo!

    As meninas querem aprender a fazer o ponto. Parabéns e parabéns, amodorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Si, obrigada minha flor!!
      Vou editar de novo e colocar o ponto, é o mesmo da luvinha do post anterior!

      Beijokssss

      Excluir
  3. Olá querida, vim retribuir seu carinho ♥ Que fofura de gorro!!! Parabéns pelo PAP ♥
    Bjss no ♥ Silvia

    ResponderExcluir
  4. muito lindos! amei, e ainda
    leva o nome do meu netinho,
    obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Olá, usei seu ponto casinha de abelhas numa receita. Eu postei o ponto coloquei o link pra cá, mas não me lembro se eu pedi pra usar sua receita. Hoje q eu ví pq alguém comentou. Vc me permite? O post é esse aqui: http://blog-by-day.blogspot.com.br/2014/06/ponto-casinha-de-abelha.html
    Fico aguardando uma resposta, um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daísma, fique a vontade lindona!
      Vamos espalhar nosso amor pelo trico!
      Beijoksss

      Excluir
  6. Ficou lindo! Josy, faz um PAP de como trabalhar com fio duplo no tricô. É que sou iniciante e tô tendo muita dificuldade numa receita que pede o fio duplo... Na verdade não sei como montar...
    Me ajudeee!
    Edilza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edilza, obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Olha, o trabalho com fio duplo é igual com 1 fio, nada muda! Vc coloca os fios paralelos e monta igualmente. Ok? se continuar com duvida me fale, ta! Beijoksss

      Excluir
  7. eu adorei este gorro

    ResponderExcluir
  8. Muito gracioso este gorro, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Ola querida!
    Visitei seu Blog achei maravilhoso, adorei seus trabalhos e a maneira como você explica.
    Fiquei encantada e tomei a liberdade de compartilhar no meu Grupo Vovó Noé Tricô Crochê Só Bebê, espero que não se importe dei os devidos créditos a você. Parabéns um grande abraço. (Visite-me)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda! Obrigada de <3
      Pode compartilhar a vontade! É uma honra pra mim!
      Beijo Grande!

      Excluir
    2. TRICO DA ZINHA SÓ BEBE

      GOSTAVA DE TER ACESSO AO SEU BLOGUE, MAS INFELIZMENTE NÃO CONSIGO. POR FAVOR DIGA-ME COMO HEI-DE AGIR. OBRIGADA. UM BEIJO. CONCEIÇÃO AFONSO


      Excluir
  10. Mas que beleza, espero conseguir fazer depois eu volto pra dizer se ficou bom (:
    Belo trabalho :*

    ResponderExcluir
  11. Vou tentar fazer e te falo depois vou começar hj bjs! Edilene

    ResponderExcluir
  12. O que quer dizer 3m e 2mj que você utilizou na redução no final da touca?

    ResponderExcluir
  13. Olá, 3m sao 3 meias normais e 2mj sao 2 meias juntos pra redução!

    ResponderExcluir
  14. Olá, vou tentar fazer esse gorro para minha sobrinha... fiquei com dúvida na diminuição.
    Quantas carreiras de diminuição eu faço?
    Se for com a quantidade de pontos que você fez (54), quantos pontos restaram na agulha para fazer o arremate?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...